Bom dia! Hoje é domingo, 16 de junho de 2019 | 02:08

QUALIDADES DA PRECE / Web Rádio Vida Espírita - Andradina/SP
Imprimir matéria

17/03/2016 [09h46] | Artigos

QUALIDADES DA PRECE

"O essencial não é orar muito, mas orar bem", assim nos orientam os benfeitores espirituais.
QUALIDADES DA PRECE

O poder da prece está no pensamento, em sua pureza, sinceridade e na humildade daquele que ora, pois quando ditada pelo coração alcança as esferas superiores e reconforta a alma que tem sede de paz.

Por meio da prece, a criatura eleva o pensamento ao Criador, reconhecendo-o como fonte de todas as coisas, permitindo estabelecer a sintonia com os bons espíritos. Pela prece sincera, emitimos e recebemos os bons sentimentos, gerando em torno de nós a proteção necessária contra as energias negativas emanadas por mentes que sintonizam e se comprazem em tal frequência. 

A maneira de um dínamo, gerador de energias edificantes para a alma, a atitude da prece beneficia e promove alívio ante as diversas circunstancias da vida. Por ela, toda criatura desperta em seu interior novas esperanças, desenvolvendo confiança irrestrita em Deus e atraindo para si boas energias e o concurso dos bons espíritos.

Por intermédio deste impulso sublime, absorvemos a força moral necessária para vencer nossas dificuldades, produzindo efeitos transformadores em nosso mundo intimo. É importante lembrar que o diálogo com Deus por meio da prece deve se tornar cada vez mais constante em nossa vida, em razão de estarmos criando afinidades e estabelecendo sintonia a todo instante. Compreendemos então que a qualidade de nossas preces depende da boa intenção e do valor que damos ao nosso pensamento, os quais devem permanecer em harmonia com os sentimentos nobres e sinceros que partem do nosso coração. 

Devido a uma questão cultural e religiosa, carregamos a ideia de que uma boa prece somente terá valor se estiver adornada por belas e longas frases de louvores, ou fórmulas especificas, mas nada disso tem valor ou é santificado no santuário do coração se não manifestarmos um sentimento verdadeiro e puro em nossa alma, eis ai a importância da pureza do pensamento, para que este possa estar carregado de boas intenções, visto que o poder da prece esta no bom pensamento, pouco importa o local ou momento em que vamos realizá-la, bastando para isso, aquietarmos nossa agitação interior para que possamos ouvir a voz que fala em nossa consciência, nos permitindo conectar com a fonte sublime de amor e paz.

Toda ação para elevar do pensamento a Deus, seja pela gratidão que expressamos no dia a dia, ou quando contemplamos a natureza ao nosso redor, tendem a despertar em nós uma profunda ligação com os bons sentimentos, promovendo mudanças de vibrações tanto na alma como em nosso corpo físico. Com o cultivo da prece nos tornamos seres cada vez melhores em virtude da sua ação eficaz em nosso processo de reforma íntima, toda vez que elevamos o pensamento para pedir, louvar ou agradecer, automaticamente nossa consciência passará a verificar faltas que precisam ser corrigidas em nós. Tudo isso resulta em qualidade de vida física e espiritual.

Ocorre que estamos todos mergulhados em um infinito mar de fluido cósmico universal, no qual nossos pensamentos exercem certa influência e se propagam. Este recurso divino, quando adotado com sinceridade e de coração, passa a fazer parte da nossa alimentação diária de boas energias nos garantindo forças necessárias para suportar as vicissitudes da vida.

Portanto, a qualidade das nossas preces não se encontra na fórmula que estamos utilizando para executá-las. E fica aqui o alerta... ?o essencial não é orar muito, mas orar bem?, entendendo que para isto devemos colocar a nossa intenção onde realmente esteja o nosso coração. Em se tratando de qualidade da prece, "um único e bom sentimento vale mais que mil palavras".

 


 

*Referências:
____KARDEC. A. O Livro dos Espíritos. Araras (SP): IDE Editora, 2009. - Cap. II ? Livro III ? Lei de Adoração ? Da Prece.
____KARDEC. A. O Evangelho Segundo O Espiritismo. Araras (SP): IDE Editora, 2009. - Cap. XXVII ? Pedi e Obtereis.

Fonte: José Antonio da Cruz

Comentários

Outras matérias

  • Artigos

    Por que as pessoas entram na sua vida?

    Pessoas entram na sua vida por uma "Razão", uma "Estação" ou uma "Vida Inteira". Quando você percebe qual deles é, você vai saber o que fazer por cada pessoa. Quando alguém está em sua vida por uma "Razão"... é, geralmente, para suprir uma necessidade ...
  • Reflexões

    Uma questão de inteligência

    Dolorido o drama daquela mãe. Seu filho Rafael, seu companheiro e confidente, foi morto em um assalto, aos vinte e cinco anos.
  • Estudos

    Adoração a Deus

    Em seu Evangelho, o Apóstolo João relata, com sentimento e poesia, o encontro de Jesus com a mulher samaritana. No longo diálogo, percebe-se que Jesus conhece a intimidade daquela alma sofredora e perturbada, enquanto ela mesma somente aos poucos vai se...
  • Artigos

    No Apostolado Feminino

    O apostolado das Mães é o serviço silencioso com o Céu, em que apenas a Sabedoria Divina pode ajuizar com exatidão.Ser mãe é ser anjo na carne, heroína desconhecida, oculta à multidão, mas identificada pelas mãos de Deus.Ele conhece o holocausto das mães ...
  • Reflexões

    Com fé e alegria

    Paulo de Tarso, chamado Apóstolo dos gentios, reconhecendo não poder atender, pessoalmente, a todas as comunidades nascentes do Cristianismo, escreveu-lhes cartas.Nelas, orientava aqueles grupos a respeito de como deveriam realizar a tarefa da divulgação ...

RECADOS

  • DIVA ZENAIDE CAPPI DE CAMPOS | Campo Grande - MS

    Gostei muito do trabalho de divulgação da doutrina, lindo fundo musical. Nasci em Andradina em berço espírita. Parabéns.

    13/02/2019 às 16h56

  • Camilla Dutra | Campinas - SP

    Gostaria de saber qual a formação da Dra. Anete. Mesmo que não concluída.

    06/11/2018 às 17h59

  • Goreti Frey | Jaguarão - RS

    Amei essa rádio, é tudo de bom

    31/07/2018 às 18h49

Escrever recado

NOVIDADES

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

«« Web Rádio 'Vida Espírita' - Andradina/SP - Divulgando a doutrina espírita! - Copyright © 2015-2019 Todos os Direitos Reservados »»
0%
Streaming Local7 Sites