Bom dia! Hoje é segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018 | 05:02

O manacá / Web Rádio Vida Espírita - Andradina/SP
Imprimir matéria

05/10/2017 [13h22] | Momento Espirita

O manacá

O manacá

O manacá é uma planta conhecida da Mata Atlântica e espalhada por todo o Brasil.

Ela se adapta bem aos solos pobres, por isso mesmo recomendável para o povoamento de áreas devastadas.

Possui considerável valor ornamental, podendo ser usada em maciços ou isoladamente, na composição dos jardins.

De um modo geral, a coloração das flores ao abrir é branca, alterando depois para o lilás e o roxo-violáceo.

Um manacá em flor proporciona um verdadeiro show natural, que merece admiração.

Possivelmente por esse motivo aquele projeto de árvore, miúdo, baixinho, nos chamou a atenção.

Na sua pequenez, apresentava-se carregado de flores. Não se sabia, de imediato, se era um arbusto florido ou um ramalhete de flores coloridas que alguém plantara na terra.

Ele mostrava todo seu viço ao sol da manhã e nos detivemos alguns minutos contemplando-o.

Como podia aquela árvore minúscula assim se mostrar rica de flores? Ela mal colocara o caule reduzidos centímetros acima do solo...

E, olhando-o, entre o espanto e a admiração, é como se ouvíssemos o manacá nos dizer:Eu sou um manacá. Fui plantado para florir, para embelezar este lugar.

Então, veja o que eu fiz. Eu floresci. Não importa que eu seja minúsculo, eu fiz a minha parte, eu cumpri a minha missão.

Sou flores, cores, beleza.

*   *   *

Deveríamos ser como o manacá: atender nossa missão, não nos considerando pequenos, ou inúteis.

Importante é que façamos aquilo para o qual viemos para este mundo. Ou seja, progredir.

E para progredir temos que estudar, reflexionar, ler, meditar.

Aprender e executar. Realizar a parte que nos toca no concerto da Criação.

Viemos ao mundo para cumprir um plano. E ninguém é pequeno demais para atender o que lhe foi estabelecido ou escolheu, por vontade própria, antes de nascer.

Podemos não conquistar o primeiro lugar no curso em que nos matriculamos, mas podemos conclui-lo com honra, extraindo dele o melhor.

Podemos não ser o funcionário número um em desempenho, mas podemos realizar a função que nos cabe com seriedade, disciplina, da melhor forma que nos permitam nossas habilidades.

Podemos não falar várias línguas mas podemos utilizar palavras preciosas do nosso idioma, como obrigado, por favor, é possível?

Podemos não ter o QI mais elevado da equipe profissional, mas podemos desenvolver a consciência do dever retamente cumprido.

Podemos ser os únicos a atravessar a rua na faixa de pedestres, a ceder nosso lugar no coletivo a quem reconhecemos ter alguma dificuldade na sua mobilidade.

Podemos ser os únicos a cumprir todos nossos deveres, a pagar todas as nossas contas, a honrar nossos compromissos.

Podemos, enfim, ser como o manacá. Um ser minúsculo que acredita não será jamais notado.

Mas, exatamente imitando-o, podemos surpreender a quem se aproxime de nós pela nossa gentileza, nossa disposição de servir, nossa vontade de ajudar.

Permitamos, pois, que qualquer que se nos aproxime receba o perfume da nossa boa vontade, as cores da nossa fraternidade, a beleza da nossa solidariedade.

Pensemos nisso. Sejamos no mundo, o manacá minúsculo, na aridez das pedras, explodindo em cores e perfumes, embelezando as veredas, surpreendendo as pessoas.

Fonte: Momento Espírita

Comentários

Outras matérias

  • Momento Espirita

    Somos construtores de nós mesmos

    O pai do menino Blaise Pascal estava acostumado a lidar com números. Além de ser matemático, trabalhava para o governo no setor de cobrança de impostos. Blaise nasceu em 1623, na França. Aos três anos perdeu a mãe e passou a ser criado exclusivamente pe...
  • Momento Espirita

    Conquistas do Espírito

    Ela nasceu no México, em uma cidade chamada São Miguel de Nepantla. Filha de um pai basco e de uma mãe índia, cedo mostrou seus dotes intelectuais e sua rara inteligência. Aos três anos aprendeu a ler e aos cinco iniciou a escrever versos. Seu sonho ...
  • Reflexões

    Últimas vontades

    Você já se deu conta de que, de modo geral, costumamos doar nossos bens, somente após a morte? Naturalmente, isso equivale a dizer que legamos nosso patrimônio a parentes próximos ou distantes, registrando em testamento as nossas vontades. Estabelec...
  • Momento Espirita

    Nosso verdadeiro lugar

    Jesus era um educador de qualidades especiais. Ele não perdia oportunidade alguma para o ensino. Toda ação, palavra, feito que ocorresse onde Ele estivesse, era motivo de observações precisas. Como nosso Modelo e Guia, tinha plena consciência de que ...
  • Momento Espirita

    Recomendações derradeiras

    Um dia, que ignoro, meus olhos hão de se fechar para esta existência. Mais cedo ou mais tarde, meu corpo, ainda jovem, ou quem sabe, cansado e enfermo, há de se entregar irremediavelmente e deixará de vibrar. Minhas mãos hão de repousar inertes e me...

RECADOS

  • FRANKLIN SANTOS DO NASCIMENTO MARIANO | salvador - BA

    MUITO BOA RADIO GOSTEI E RECOMENDO SEMPRE AOS MEUS AMIGOS . OUÇO PELO APLICATIVO RADIOS.NET PARABÉNS SEMPRE OUÇO QUANDO ...

    13/11/2017 às 09h47

  • Silvio Soriano Arcova | Osasco - SP

    Boa tarde Pessoal da Rádio. Comecei a ouvir esta Rádio a poucos dias e fiquei muito contente e percebo que é de alta q...

    18/10/2017 às 17h20

  • Goreti Frey | Jaguarão - RS

    Adoro ouvir essa rádio,me traz muita paz,

    28/09/2017 às 17h29

Escrever recado

NOVIDADES

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

«« Copyright © 2017 Web Rádio 'Vida Espírita' - Andradina/SP © Todos os Direitos Reservados »»
0%
Streaming GuboHost