Bom dia! Hoje é sexta-feira, 20 de outubro de 2017 | 05:13

Dias perfeitos / Web Rádio Vida Espírita - Andradina/SP
Imprimir matéria

10/10/2017 [20h13] | Momento Espirita

Dias perfeitos

Dias perfeitos

Dias perfeitos são esses em que a meteorologia afirma ?vai chover? e chove mesmo: não os outros, quando se anda de capa e guarda-chuva para cá e para lá, até se perder um dos dois ou os dois juntos.


Dias perfeitos são esses em que todos os relógios amanhecem certos: o do pulso, o da cozinha, o da igreja, excetuando-se apenas os das relojoarias, pois a graça desses é marcarem todos horas diferentes.

Dias perfeitos são esses em que os pneus não amanhecem vazios; as ruas acordam com dois ou três buracos consertados, pelo menos; os ônibus não vêm por cima de nós, buzinando e na contramão; e os sinais de cruzamento não estão enguiçados...

Dias perfeitos são esses em que ninguém pisa nos nossos sapatos, nem esbarra com uma cesta em nossas meias, ou, se isso acontecer, pede milhões de desculpas, hábito que se vai perdendo com uma velocidade imensa.

Dias perfeitos, esses em que voltamos para casa e a encontramos intacta, no mesmo lugar.

E intactos estão nossos tristes ossos, e podemos dormir em paz, tranquilos e felizes como se voltássemos apenas de um pequeno passeio pelos anéis de Saturno.

*   *   *

A crônica de Cecília Meirelles fala desse nosso desejo de que tudo esteja sempre no seu devido lugar.

Somos seres de expectativas. Esperamos da vida, dos outros, das coisas, de tudo. E cada vez que algo não corresponde a um desses nossos aguardamentos, emburramos, à maneira das crianças mimadas.

Frustração, decepção, desilusão. Quanto demonstramos esses sentimentos...

Desejamos ter tudo sob controle, sob nosso controle.

Porém, imaginemos cada ser no planeta querendo o mesmo: será que essa equação fecharia?

Da mesma forma, o que é perfeito para nós pode não ser para o outro. Como resolveríamos esse impasse? Quem teria prioridade num Universo justo?

Não criemos expectativas em demasia. Deixemos a vida nos surpreender. Esperemos de tudo e não esperemos nada.

As pessoas não pensam como nós e o Universo não está à nossa mercê para ficar simplesmente satisfazendo nossos caprichos aqui e ali.

A beleza da vida está, muitas vezes, exatamente nisso que podemos chamar de imperfeições. A poetisa a enxergou nos relógios marcando horas diferentes na relojoaria.

Alguém mais prático poderia perguntar: Mas de que servem esses relógios se não marcam a hora certa?

O poeta responderia: Que tal se perder na hora, no tempo, de vez em quando, sem saber qual relógio está certo, qual relógio está errado? Afinal, que é o tempo?

A beleza da vida está em enxergar perfeição nos dias, mesmo que não tenham sido nada do que esperávamos deles. Está em terminar cada jornada, entre o amanhecer e entardecer, um pouco mais maduros, mais conscientes, mais perfeitos, pois é a nossa própria perfeição que devemos buscar.

Veremos que, conforme vamos nos tornando mais perfeitos, os dias também o serão, independente de como se apresentem. Mudaremos a lente que os vê, simplesmente.

Dias perfeitos: nós os faremos. 

Fonte: Texto com base em trecho da crônica Dias perfeitos, de Cecília Meirelles, do livro Crônicas para jovens, ed. Global.

Comentários

Outras matérias

  • Momento Espirita

    Você lembrará...

    Quando os cabelos nevados lhe aureolarem a face...Quando os dias se fizerem frios, porque a gélida solidão faz presença ao seu lado...Quando seus dias se fizerem de insistente saudade, você lembrará...Lembrará das tardes quentes, quando levava a passear o...
  • Reflexões

    O que te faz melhor

    Narra-se que Leonardo Boff, num intervalo de uma conversa de mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos, perguntou ao Dalai Lama:Santidade, qual a melhor religião?O teólogo confessa que esperava que ele dissesse: É o budismo tibetano. OuSã...
  • Artigos

    Seja também porta-voz da Esperança

    Todos fomos e continuamos sendo beneficiados pelo conhecimento espírita. De alguma forma ele chegou até nós, conduzindo-nos a ver a vida com olhos de compreensão sobre as realidades das lutas humanas.Alguns nasceram espíritas, outros chegaram depois. Nem ...
  • Reflexões

    Silêncio é uma prece

    Há muita necessidade de silêncio nos dias atuais...As pessoas ansiosas por se fazer ouvir, falam cada vez mais alto, como se isso bastasse para que os outros as escutassem.Em restaurantes, shoppings, filas, salas de espera, salões de beleza, aeroportos, s...
  • Reflexões

    TUA HARMONIA

    Para que vivas em harmonia com os outros e estes contigo, necessitas manter um programa pessoal, mínimo que seja, indispensável aos resultados felizes. A pessoa que vive bem com as demais, conseguiu desenvolver um espírito de cooperação, grande natur...

RECADOS

  • Goreti Frey | Jaguarão - RS

    Adoro ouvir essa rádio,me traz muita paz,

    28/09/2017 às 17h29

  • daiane malpeli | ribeirão preto - SP

    Gostaria de deixar meus parabéns, pois na hora que precisei ouvi preces eu ouvi e quando precisei de um puxão de orelha ...

    28/04/2017 às 06h14

  • antonio marcos ferreira | francisco sá - MG

    "Todos nascemos para a felicidade. Quando alguém se dispõe a exercitar o amor, encontra significado para sua própria vid...

    23/01/2017 às 21h59

Escrever recado

NOVIDADES

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

«« Copyright © 2017 Web Rádio 'Vida Espírita' - Andradina/SP © Todos os Direitos Reservados »»
0%
Streaming GuboHost