Boa tarde! Hoje é sábado, 21 de julho de 2018 | 15:53

Ano novo na ampulheta do tempo / Web Rádio Vida Espírita - Andradina/SP
Imprimir matéria

31/12/2017 [07h35] | Reflexões

Ano novo na ampulheta do tempo

Serão novos os anos que passam, os séculos e os milênios que se sucedem na ampulheta do tempo?
Ano novo na ampulheta do tempo
Não são. O tempo, qual o concebemos, não passa de uma ilusão. Não há tempos novos, nem tempos velhos. O tempo é sempre o mesmo, porque o tempo é a eternidade.

Todas as mudanças que constatamos em nós e em torno de nós são produtos da transformação da matéria. Esta, realmente, passa por constantes modificações. A mutabilidade é inerente à matéria e não ao tempo.

A matéria é volúvel como as ondas e instável como as nuvens que se movimentam no espaço, assumindo variadas conformações que se sucedem numa instabilidade constante.

O nosso envelhecimento não é obra do tempo como costumamos dizer. É a matéria que se vai transformando desde que entramos no cenário terreno. Nascemos, crescemos, atingimos as cumeadas do desenvolvimento compatível com a natureza do nosso corpo. Após esse ciclo, as mudanças tornam-se menos rápidas. Há como que ligeiro repouso. Depois, segue-se a involução, isto é, o curso descendente que nos leva à velhice, à decrepitude e à morte, quando esta não intervém acidentalmente, pelas moléstias, cortando o fio da existência em qualquer de suas fases.

Todos esses acontecimentos nada têm que ver com o tempo. Trata-se de manifestações da evolução da matéria organizada, vitalizada e acionada pela influência do Espírito.

O Espírito é tudo. Por ele, e para ele, é que as moléculas se agrupam, se associam, tomando forma, neste ou naquele meio, na Terra ou em outras infinitas moradas da casa do Pai, que é o Universo.

Na eternidade e na imensidade incomensurável do espaço, o Espírito se agita procurando realizar o senso da Vida, que é a evolução. Para consumá-la, percorre as incontáveis terras do Céu. Veste e despe centenas de indumentos, assumindo milhares de formas e aspectos.

A matéria é seu instrumento, e o meio através do qual ele consegue a sua ascensão ininterrupta.

Nada significam, portanto, os anos que passam e os anos que despontam nos calendários humanos. O importante na vida do Espírito são as arrancadas para a frente, são as etapas vencidas, o saber adquirido através da experiência, e as virtudes conquistadas pela dor e pelo amor.

O que denominamos passado é apenas a lembrança de condições inferiores por onde já transitamos. De outra sorte ? o futuro não é mais que a esperança que nutrimos de alcançar um estado melhor. O presente eterno, eis a realidade.

Encaremos assim o tempo e, particularmente, o ano novo que ora se inicia. Façamos o propósito de alcançar no seu transcurso a maior soma possível de aperfeiçoamento.

===========================================
Fonte: (Vinícius. In: Na Seara do Mestre)

Comentários

Outras matérias

  • Reflexões

    A lei do trabalho

    Quem foi que teve a infeliz ideia de dizer, um dia, que o trabalho enobrece o homem?
  • Reflexões

    Um silêncio eloquente

    O hábito de reclamar e discutir é bastante difundido. Ante a mínima contrariedade ou decepção, reclamações e discussões costumam surgir. A impressão que se tem é de que todos esperam uma vida perfeita. Como a perfeição não é deste mundo, explodem os ...
  • Reflexões

    Prece e recolhimento

    ... não será necessário ritual ou fórmulas pré-estabelecidas.
  • Reflexões

    O que Deus nos dá...

    Deus nos dá sempre o de que necessitamos, embora nem sempre seja o que gostaríamos de receber.
  • Artigos

    A FAMÍLIA

            A família consanguínea é lavoura de luz da alma, dentro da qual triunfam somente aqueles que se enriquecem de paciência, renúncia e boa vontade.        De quando a quando, o amor nos congrega, em pleno c...

RECADOS

  • ovidio de tomaszewski | goiania - GO

    Excelente conteudo da programacao. Boa mesmo. Da gosto ouvir o tempo todo. Parabens para a equipe organizadora. ...

    04/06/2018 às 15h29

  • Joselito Loiola Neto | Suzano - SP

    Olá querido irmãos da radio vida espirita....descobrir esta radio e de inicio estou amando....sou de Suzano sp....um peq...

    12/02/2018 às 11h37

  • FRANKLIN SANTOS DO NASCIMENTO MARIANO | salvador - BA

    MUITO BOA RADIO GOSTEI E RECOMENDO SEMPRE AOS MEUS AMIGOS . OUÇO PELO APLICATIVO RADIOS.NET PARABÉNS SEMPRE OUÇO QUANDO ...

    13/11/2017 às 09h47

Escrever recado

NOVIDADES

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

«« Copyright © 2018 Web Rádio 'Vida Espírita' - Andradina/SP © Todos os Direitos Reservados »»
0%
Streaming GuboHost