Boa tarde! Hoje é sábado, 21 de julho de 2018 | 15:48

Eu tenho a força / Web Rádio Vida Espírita - Andradina/SP
Imprimir matéria

18/04/2018 [06h39] | Reflexões

Eu tenho a força

Eu tenho a força

O homem, através dos tempos, reconhecendo sua própria fragilidade, concebeu a existência de seres especiais que o defendessem dos maus.

Entre todos os povos, surgiram as lendas e abundaram as histórias de seres dotados de poderes mágicos, alguém com superpoderes. Ou guerreiros de extraordinária força.

Para a imaginação infantil, foram concebidos heróis de todas as formas e espécies: aqueles que salvavam as donzelas dos dragões; os que derrotavam os maus em combates extraordinários; os que vinham em socorro do povo maltratado pela tirania.

Transferidos para as histórias em quadrinhos, faziam a diversão dos pequenos e de muitos adultos que, semana a semana, aguardavam a continuidade dos episódios eletrizantes.

Posteriormente, esses heróis tomaram conta das telas televisivas, com suas peripécias e conquistas.

Foi assim que surgiu o príncipe Adam, do reino de Eternia. Possuidor de uma espada mágica, ele a levantava na direção do céu e proclamava: Pelos poderes de Grayskull... E se transformava em He-man.

Uma vez completa a transformação, ele dizia: Eu tenho a força! E partia, como um guerreiro mágico que era, a lutar contra o mal, utilizando de sua agilidade e superforça.

*   *   *

Possivelmente, alguns de nós, ante problemas graves, apreciaríamos ter em mãos essa espada mágica que nos conferisse poderes de solução rápida e segura.

Embora não nos demos conta, somos todos dotados de um grande poder. Infelizmente, nos esquecemos de acioná-lo, devidamente.

Esse poder se chama vontade.

A vontade é a gerência esclarecida e vigilante, governando todos os setores da ação mental. É o leme de todos os tipos de força incorporados ao nosso conhecimento.

A eletricidade é energia dinâmica. O magnetismo é energia estática. O pensamento é força eletromagnética. A vontade, contudo, é o impacto determinante.

Nela dispomos do botão poderoso que decide o movimento ou a inércia da máquina. O cérebro é o dínamo que produz a energia mental, segundo a capacidade de reflexão que lhe é própria.

Na vontade temos o controle que dirige essa energia mental nesse ou naquele rumo, estabelecendo causas que comandam os problemas do destino.

Só a vontade é suficientemente forte para sustentar a harmonia do Espírito.

Vontade. Vontade de acertar, de fazer, de crescer. Vontade de superar os óbices que se apresentam e seguir em frente.

Importante que aprendamos a acionar essa força, mais vezes. Dizermos a nós mesmos que somos capazes e que alcançaremos o objetivo a que nos propomos.

Que lutaremos contra a enfermidade que nos toma de assalto as energias e batalharemos para que ela não nos vença.

Que equacionaremos os problemas que nos impedem o crescimento e seguiremos em frente, galgando degrau a degrau, mesmo devagar, mesmo precisando nos deter um pouco antes de prosseguir.

Vontade, comandante de nossa energia mental. Pensemos nisso e não nos detenhamos tanto a examinar as nossas fraquezas e admitir as nossas dificuldades.

Digamos a nós mesmos que somos capazes, que avançaremos mesmo que sejam milímetros, que iremos adiante.

Digamos para nós mesmos: eu tenho a força. Ela se chama vontade.

E nos transformemos nos conquistadores e heróis de nós mesmos.

Fonte: Texto com base no cap. 2, do livro Pensamento e vida, pelo Espírito Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed. FEB.

Comentários

Outras matérias

  • Reflexões

    A lei do trabalho

    Quem foi que teve a infeliz ideia de dizer, um dia, que o trabalho enobrece o homem?
  • Reflexões

    Um silêncio eloquente

    O hábito de reclamar e discutir é bastante difundido. Ante a mínima contrariedade ou decepção, reclamações e discussões costumam surgir. A impressão que se tem é de que todos esperam uma vida perfeita. Como a perfeição não é deste mundo, explodem os ...
  • Reflexões

    Prece e recolhimento

    ... não será necessário ritual ou fórmulas pré-estabelecidas.
  • Reflexões

    O que Deus nos dá...

    Deus nos dá sempre o de que necessitamos, embora nem sempre seja o que gostaríamos de receber.
  • Artigos

    A FAMÍLIA

            A família consanguínea é lavoura de luz da alma, dentro da qual triunfam somente aqueles que se enriquecem de paciência, renúncia e boa vontade.        De quando a quando, o amor nos congrega, em pleno c...

RECADOS

  • ovidio de tomaszewski | goiania - GO

    Excelente conteudo da programacao. Boa mesmo. Da gosto ouvir o tempo todo. Parabens para a equipe organizadora. ...

    04/06/2018 às 15h29

  • Joselito Loiola Neto | Suzano - SP

    Olá querido irmãos da radio vida espirita....descobrir esta radio e de inicio estou amando....sou de Suzano sp....um peq...

    12/02/2018 às 11h37

  • FRANKLIN SANTOS DO NASCIMENTO MARIANO | salvador - BA

    MUITO BOA RADIO GOSTEI E RECOMENDO SEMPRE AOS MEUS AMIGOS . OUÇO PELO APLICATIVO RADIOS.NET PARABÉNS SEMPRE OUÇO QUANDO ...

    13/11/2017 às 09h47

Escrever recado

NOVIDADES

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

«« Copyright © 2018 Web Rádio 'Vida Espírita' - Andradina/SP © Todos os Direitos Reservados »»
0%
Streaming GuboHost